Carla Martinez

empreendedorismo-feminino-3

dicas de estudos

Reading

Ler em outro idioma é uma das melhores maneiras de ampliar o vocabulário, desenvolver as habilidades de escrita e aumentar sua capacidade de falar suas ideias com clareza.

Uma grande dificuldade de quem gosta de ler em inglês, no entanto, é encontrar conteúdo para o seu nível: nem fácil demais, nem impossível de entender.

Mas se você estiver lendo por lazer e não a trabalho, por exemplo, não é preciso se estressar caso não entenda cada palavra do texto. Não é necessário parar a cada palavra para consultar o dicionário. Na maior parte das vezes o contexto o ajudará a compreender o trecho.

Uma prática que funciona com muitas pessoas é ter um caderno de vocabulário para anotar as palavras mais difíceis. Mas se você não praticá-las com frequência, pouco adiantará escrever cada palavra e cada tradução.

Por isso, para cada palavra ou expressão nova que aprender, procure construir suas próprias frases com elas, e usar o máximo possível para fixá-las.

Algumas das ferramentas que eu mais gosto, uso com meus alunos e recomendo:

Um site com inúmeras short stories para os níveis básico e intermediário. Inclui também a gravação da short story para acompanhar. Excelente para quem ainda não conquistou muito tempo para estudar.

Também é dividido por níveis, mas as short stories são bem mais longas. Ótimo para quem quer dedicar um pouco mais de tempo à leitura.

T.I.G (Textos em Inglês Grátis)

Aplicativo gratuito para Android, mas pago para iPhone, traz textos curtos não só com a tradução, mas com áudio também. Excelente para treinar a compreensão de texto e auditiva.

Um site com inúmeras obras literárias famosas em inglês, a maioria de domínio público. É possível escolher por nível, autor ou título. Clássicos como O Poderoso Chefão, O Diário de Anne Frank e Forrest Gump estão lá! É possível baixar em .epub e ler no Kindle.

O site traz em cada postagem a mesma notícia em três níveis diferentes, com a diferença do vocabulário de um para outro. Também contém audio e muitas vezes o video original da notícia no nível 3 (avançado).

Para quem quer ter contato com a norma culta, o jornal britânico The Guardian é provavelmente o mais imparcial e eficiente. O aplicativo para celular envia alertas de notícias urgentes, como desastres naturais e atentados terroristas, além de conter atualizações em tempo real na página da notícia.