Carla Martinez

O que ler em inglês?

Se você estuda inglês e não lê, deveria.

O hábito da leitura não só amplia a capacidade de reter vocabulário como também nos ensina sobre gramática, pontuação e principalmente ritmo de conversa. Ao prestar atenção às estruturas das frases percebemos onde fazer pausas ao falar com alguém, tanto por texto quanto por voz.

A maior dificuldade, no entanto, é encontrar material adequado ao seu nível de estudo. Há muita coisa disponível na internet, mas como decidir o que é melhor para o que você está aprendendo?

Por isso reuni algumas ideias de leitura para todos os gostos e bolsos:

Short stories

Como o nome já diz, são histórias curtas (incluindo lendas e fábulas) principalmente para quem ainda não tem o hábito da leitura formado.

Ferramentas ótimas:

  • Rong-Chang: um site com inúmeras short stories para os níveis básico e intermediário. Inclui também a gravação da short story para acompanhar. Excelente para quem ainda não conquistou muito tempo para estudar.
  • International Language Studies também é dividido por níveis, mas as short stories são bem mais longas. Ótimo para quem quer dedicar um pouco mais de tempo à leitura.
  • O aplicativo T.I.G (Textos em Inglês Grátis), gratuito para Android mas pago para iPhone, traz textos curtos não só com a tradução, mas com audio também. Excelente para treinar a compreensão de texto e auditiva.

Livros autênticos

Toda vez que recebo a recomendação de um novo livro, procuro em inglês em sites de livrarias para ver se está disponível em inglês.

Em sites como SBSDisal e Livraria Cultura há promoções frequentes de livros populares.

Em livrarias físicas, inclusive, há grandes clássicos em inglês por preço muito baixo. Os livros mais caros são os lançamentos mais recentes.

Pode levar mais tempo para ler, mas a sensação de conseguir ler em outro idioma não tem preço.

Uma outra possibilidade é o English e-reader, um site com inúmeras obras literárias famosas em inglês, a maioria de domínio público. É possível escolher por nível, autor ou título. Clássicos como O Poderoso Chefão, O Diário de Anne Frank e Forrest Gump estão lá! É possível baixar em .epub e ler no Kindle.

Notícias

Não precisa ter medo de ler notícias. As palavras mais difíceis podem assustar sim, mas a ideia é aumentar a compreensão gradativamente; por isso começar é tão importante.

O site News in Levels traz em cada postagem a mesma notícia em três níveis diferentes, com a diferença do vocabulário de um para outro. Também contém audio e muitas vezes o video original da notícia no nível 3 (avançado).

Para quem quer ter contato com a norma culta, o jornal britânico The Guardian é provavelmente o mais imparcial e eficiente. O aplicativo para celular envia alertas de notícias urgentes, como desastres naturais e atentados terroristas, além de conter atualizações em tempo real na página da notícia.

O mito dos livros infantis

A grande maioria das pessoas pensa que começar o hábito da leitura por livros infantis é a melhor solução porque a linguagem é mais fácil. Mas isso nem sempre acontece.

Livros para crianças já alfabetizadas podem conter histórias no passado, com verbos e termos mais complicados para estudantes que estão iniciando. Caso você queira comprar esse tipo de livro pela internet, sugiro algum site que permita ver o livro por dentro, ou tentar usar o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias e buscar a seção de livros infantis por algum do seu nível.

A única desculpa para não ler em inglês, portanto, é falta de vontade. Se esse não for o seu problema, aproveite o tempo parado no trânsito, na espera da consulta médica ou na fila do supermercado para se dedicar alguns minutinhos (ou muitos) aos estudos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.