Carla Martinez

take-ielts-listening

dicas de estudos

Listening

Entender o que as pessoas dizem é um processo que não acontece como passe de mágica. Há alguns fatores envolvidos na compreensão auditiva: vocabulário, sotaque, junção dos sons, entre outros.

Quanto mais você ouvir, melhor ouvirá. Mas de nada adianta sair correndo e tirar as legendas completamente se você começou a estudar inglês ontem. Ouvir inglês com legendas em português no começo é uma excelente ferramenta: dá mais segurança, já que você está compreendendo o contexto; e permite focar em palavras isoladas. 

Com o tempo, troque as legendas de português para inglês, e futuramente, assista sem legendas. É possível, mas é preciso tempo, paciência, e acima de tudo, prática.

Você provavelmente não vai entender tudo logo de cara; e nem é preciso. O contexto é mais importante do que as palavras que você não conhece. 

Ouvir videos curtos é uma boa maneira de não deixar o exercício cansativo nem difícil demais; dessa maneira, as chances de desistir diminuem.

Algumas ferramentas ótimas para listening:

Netflix, Amazon Video

Muitas vezes os filmes/ seriados têm legendas em inglês ou pelo menos a opção CC (closed caption, a descrição das falas e do que está acontecendo para auxiliar pessoas com deficiência auditiva). Confira antes de começar a assistir.

Milhões de temas diferentes, videos de 3 minutos a uma hora, sotaques de todos os lugares, legendas em vários idiomas e a aba Transcript onde você clica na frase e ela volta quantas vezes você quiser para ouvir a pronúncia de novo.

Mais do intermediário para o avançado (não tem legendas em português), traz expressões idiomáticas no meio de conversas em videos curtos. Excelente!

Além de CC, tem Transcript como o TED. As notícias mais relevantes do mundo em 10 minutos, todos os dias! Ótimo para praticar a compreensão do estilo jornalístico.

Podcast Plain English no Spotify

Falado em inglês mais lentamente, tem transcrição dos episódios no site.